terça-feira, 5 de outubro de 2010

Thomas Campbell

Como havia ficado pendente, hoje compartilharemos sobre Thomas Campbell.
O cara nasceu no berço do surf moderno, Laguna Beach na California, no ano de 69 (ê summer of 69). É pintor autodidata, escultor, fotógrafo e cineasta. Divide seu tempo basicamente entre seu estúdio em Bonny Down na Califa e viajando o mundo para fazer seus filmes.
Suas obras geralmente são compostas de inúmeros paíneis, criando um fluxo livre expressos pelo abuso de cores,gráficos ousados personagens e tipografias peculiares. Ilustrando:
(instalação de uma mostra recente que rolou aqui em sampa, "Transfer", desculpem a qualidade da imagem, feita no celular só pra registrar).

Suas fotos captam a mesma intensidade de suas pinturas e instalações só que de uma forma mais abstrata:
 (camarada boa praça Jack Johnson)
(momento de seu mais recente trabalho cinematográfico "The Present")

Agora vamos a parte que realmente eu mais curto do trabalho de Campbell, seus filmes de surf. São 3 trabalhos: "The Seedling", "Sprout" e "The Present".
"The Seedling" seu primeiro trabalho do ano de 1999 é um documentário de um pequeno grupo de longboarders da california, gravado inteiramente em 16mm, conta com surfistas como Joel Tudor, Kassia Meador, Dane Peterson, Jimmy Gamboa e lendas como Skip Frye e Donald Takayama.



Seu próximo trabalho, e na minha opinião sua obra-prima "Sprout" de 2004, é basicamente uma experimento surfística em diferentes tipos de pranchas, enfatiza o quão sortudos somos de ter uma vida regrada à uma luxuosa experiência com os oceanos e que a cada onda temos uma nova versão com diferentes sentimentos e experimentações. Conta com nomes como Dan Malloy, Kassia Meador, Joel Tudor, Ozzy Wright, Gerry Lopez (pipe legend, "o cara"), Kelly Slater (X vezes campeão do mundo), Rob Machado e mais uma porrada de personalidades significantemente importantes no meio.


E finalmente seu mais recente trabalho "The Presente" que foi lançado na primavera do ano passado (2009). São os frutos plantados da semente (The Seedling), aonde Thomas conseguiu reunir um pessoal de peso em locais de não tão facil ascesso, como oeste africano, Australia, Nova Zelândia, Havaí, California, Sumatra e Java. Os sliders são Dave Rastovich, Dane Raynolds, Joel Tudor, Sofia Mulanovich, Ry Craike, Dan Malloy, Rob Machado e inúmeros outros que não me vêem à cabeça no momento. Uma viajem, com trilha sonora absurda e fotografia impecável, não tem como botar defeito. Vale ressaltar o final do filme que mostra nomes de peso surfando com alaias (pranchas feitas de madeira e sem quilha) hipinotizante, principalmente o tubo de Rob Machado no inside de Pipeline, sinistrão!




Hoje foi um pouquinho mais canstivo nosso sharing moment, mais creio que os clipes valerão a pena!
E para finalizar mais umas imagens do figurão!





É isso ai, obrigado e bons ventos à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário