quarta-feira, 27 de outubro de 2010

skateando

Opa!
Hoje dividirei com vocês algumas belas imagens sobre skate, desde vídeos conceituais à imagens de lendas da arte...

Começando com um clipe bem bacana mostrando um pai e um filho passando tempo juntos:


Agora passamos para um vídeo que me passaram hoje de manhã. Este mostra a vida de um moleque de 17 anos que vive em Kabul no Afeganistão, e achou no skate um meio de sobreviver e se isolar do que lhe rodeia:




E para finalizar uma seleção de imagens antigas de Jay Adams, sim para mim ele é o skateboarding personificado, por mais que não queira ser, sem Jay Adams o universo do skate com certeza seria outro...





 (foto recente, se não me engano de 2008, na temporada havaiana em Rocky Point)





Boas ondas galera, se o feriado permitir melhor ainda!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

inspirações visuais

Bom dia pessoal. Hoje separei alguns videos que achamos surfando pela web à toa, que realmente me inspiraram e me fizeram refletir sobre inúmeros aspéctos...

Desfrutem:
















Para finalizar um depoimento tocante de Jay Adams, após 3 anos preso, o cara fala sobre estar sóbrio,skate,surf e Deus...




(Jay ainda molecão, genial, criando padrões e não se incluindo nos próprios)

Bons ventos galera!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

plaina

Após um intervalo de tempo um tanto quanto abrangente para um mundo internético estamos de volta!
Hoje gostaria de compartilhar com vocês dois videos que achei garimpando no vimeo, bem interessantes, com shapers botando a mão na massa. Tenho falado sempre sobre pranchas, designs diferentes e tudo mais, e porque não mostrar como é feito o shape de uma? Pois bem, os vídeos possuem uma fotografia bem bacana, porém não explicam propriamente como se fazem as meninas, caso houvesse, seria no mínimo um longa de uma horinha e meia! Mas vale a pena as belas imagens!










E para fechar a viagem: Local Natives, com o clipe bem bacana de Wild Eyes (se liguem no tubarão maldito)




É isso ai! Boas ondas rapaziada!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

montando sua horta

A cerca de um mês em meio, dois, eu estava em uma festa na casa de uma amigo meu, na verdade uma reuniãozinha do pessoal pra tomar uma cerveja e ficar em volta da fogueira dando risada, quando o anfitrião me chamou de lado para mostrar sua recém finalizada horta, quando vi o trabalho pronto fiquei bem empolgado com a idéia de dar um adianto na daqui de casa que ultimamente ta mais pra terra surrada do que pra terra fértil. E querendo ou não, com a correria do dia-a-dia nem tenho cuidado muito da minha alimentação, portanto dando um salve na horta acho que um bom começo pra começar a cuidar da alimentação e dar aquele up na saúde (querendo ou não no line up, faz diferença aquele café nutritivo ou até mesmo no fim de tarde aquele almoção leve mais revigorante).

A idéia está começando a tomar forma, e se tudo der certo vou postando a reforma da minha horta aqui, mas por enquanto pra quem ficou interessado em saber como se monta e quem sabe até assim como eu fique entusiasmado com a idéia, segue um vídeo, de um canal do vimeo (que por sinal é muito bom):




Hoje foi mais curto, mas como sempre espero que nutritivo!

Bons ventos e boas colheitas.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

mini simmons

Esses dias descobri ao acaso surfando na internet um design de pranchas de surf bem peculiar. Um movimento que está crescendo na Califa agora é o das mini simms, são pranchas derivadas das biquilhas de Simmons que originalmente eram pranchas maiores, porém diferente dos longboards convencionais, possuia uma hidrodinâmica única. São 5 pontos principais de análise destas pranchas (tirei do blog de Roy Stewart):

- Nose rocker, há mais sustentação por polegada quadrada na área do nose da prancha, provendo mais aceleração no momento do drop.
- Rail relativamente paralelo, o que reduz o arrasto da prancha.
- Rabeta larga, segundo a teoria de de plainar madeira/casco, uma rabeta mais larga diminui o arrasto em relação as mais finas.
- Uma borda reta e dura, aonde novamente essa quebra gera menos arrasto.
- Nada de rocker na rabeta, mais uma vez para reduzir o arrasto.

Ou seja, analisando brevemente, chegamos a conclusão que Bob Simmons buscava em suas pranchas reduzir o arrasto ao máximo possivel, para que fosse possível literalmente flutuar sob a água, tendo apenas suas biquilhas como um direcionador. Isso tudo entre mais ou menos 1940 à 1954.

 (bob simmons em ventura, CA)  
 (bob simmons planando com uma de suas pranchas)
(o fundo de uma de suas pranchas, concave claro a partir do wide point)

Voltando à nossa era, tal movimento que está rolando na Califa, das mini simms, alguns shapers aparentemente consiguiram ótimos resultados, entre eles Tyler Warren. Alguns de seus shapes e um clipe bem bacana dele:

 (tyler warren soap bar, 5'2", rabeta levemente puxada à diamond)
(visão lateral da encrenca)


Tyler Warren- All Yew from www.KORDUROY.tv on Vimeo.

Para finalizar um curta bem interessante sobre as simms que achei no canal do Surfer's Journal no YouTube:





Creio que um pouco de história não faz mal a ninguém e claro, umas novidades. Esses shapes devem funcionar bem nas nossas marolas diárias!

Bons ventos...

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

inspiração

Como qualquer estudante de design gráfico, sempre tem alguma coisa, ou algum tema que te inspira e faz a cabeça girar. Claramente até entao minha maior fonte de inspiração e criatividade é essa atividade tão fascinante que é deslizar sob a água, independente de como, esteriótipos à parte, sem nenhum julgamento ou valor, apenas o simples ato de deslizar sob a água.
Fiz uma pequena seleção de o que talvez seja apresentável para vocês, de aonde ja cheguei remando por ai:









Obrigado pelo tempo e bons ventos à todos!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

single fin

Uma coisa que com o tempo vamos pegando, é que ao escolher a próxima prancha não  devemos nos apegar a qual é o melhor projeto, qual prancha está na moda, seu desenho ou a marca da dita cuja, mas sim pensar em qual estilo de surf  quer se desenvolver. Pensando nisso, e por que realmente aprecio diferentes shapes e design de pranchas de surf que hoje abordaremos as monoquilhas.

A uns dois meses dei uma chegada na fabrica do Achiles (Achiles Cerullo Surfboards) e pedi pra ele  fazer uma monoquilha, na hora o cara ficou bem entusiasmado com a idéia, pois são pedidos que não são muito frequentes hoje em dia, ainda mais pra uma shaper conhecido por fazer thrusters exepcionais. Batemos papo por mais ou menos uma hora e ficaram decididas algumas medidas e funções básicas, teria 6 pés de comprimento, 21 de largura, borda e bico mais cheios pra facilitar na entrada de ondas e uma rabeta diamond. Eu estava buscando uma prancha mais fluida, que proporcionasse um surf mais de linha, mais sem perder as trocas de borda e aguentar a pressão de mares maiores. O resultado foi o seguinte:

Se repararem, para minha  surpresa o Achiles acoplou copinhos para quilhas auxiliares, e que realmente funcinaram bem em merrequas e até mesmo quando quero buscar um pouco mais de maleabilidade nas curvas. A brincadeira tem aproximadamente 3 meses e não quero usar outra prancha a não ser ela, claro que as vezes em momentos de frustração soltamos aquele "porra cade minha triquilha convencional?!?!" mais assim que entra a séria e sobra uma mais cascudinha muda-se de opinião após o drop, é incrivel a fluidez dessas pranchas! Acho q todo mundo que curte um pouquinho a história do surf, e diferentes designs deveriam ter em seu quiver uma mono, é sem dúvida nenhuma um surfe diferente mas muito mais prazerozo.

O modelo básico das single fins possui um wide point mais a frente do centro e sua parte mais fina é atrás do centro, ou seja na rabeta, os modelos classicos (década de 70) possuiam um bico bem cheio e a rabeta bem fininha, desenvolvendo um surf mais veloz e "pra frente". Tendo mais volume abaixo do peito faz com que este tipo de board ofereça uma remada mais concisa e facil de pegar ondas maiores e mais rapidas. O fundo típico destas pranchas é um concave em "V", que começa por volta do centro da prancha e flui até sua rabeta, contendo a retidão (freio) proveniente de seu outline mais grosso e gerando uma prancha que ande mais livremente.

Bom chega de falar, vamos às imagens e vídeos das setentistas monoquilhas:


 (um teaser do filme da HB "Believe" mostrando os irmãos Fitzgerald surfando as monos feita pelo pai, Terry)




(pedaço de "Morning of The Earth", fica claro o surf mais "pra frente" aqui)

 (modelo single fin classica setentista do guru australiano Terry Fitzgerald)
 (belo acabamento e trabalho com pigmentos)
 (Wayne Lynch, mestre do estilo)
 (Fitzgerald quiver)

(aquele papo, de qual prancha pra qual estilo de surf)

Espero que dê um animo para experimentarem diferentes designs de pranchas, porque afina, cada onda é uma experiência única!

Bons ventos

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Thomas Campbell

Como havia ficado pendente, hoje compartilharemos sobre Thomas Campbell.
O cara nasceu no berço do surf moderno, Laguna Beach na California, no ano de 69 (ê summer of 69). É pintor autodidata, escultor, fotógrafo e cineasta. Divide seu tempo basicamente entre seu estúdio em Bonny Down na Califa e viajando o mundo para fazer seus filmes.
Suas obras geralmente são compostas de inúmeros paíneis, criando um fluxo livre expressos pelo abuso de cores,gráficos ousados personagens e tipografias peculiares. Ilustrando:
(instalação de uma mostra recente que rolou aqui em sampa, "Transfer", desculpem a qualidade da imagem, feita no celular só pra registrar).

Suas fotos captam a mesma intensidade de suas pinturas e instalações só que de uma forma mais abstrata:
 (camarada boa praça Jack Johnson)
(momento de seu mais recente trabalho cinematográfico "The Present")

Agora vamos a parte que realmente eu mais curto do trabalho de Campbell, seus filmes de surf. São 3 trabalhos: "The Seedling", "Sprout" e "The Present".
"The Seedling" seu primeiro trabalho do ano de 1999 é um documentário de um pequeno grupo de longboarders da california, gravado inteiramente em 16mm, conta com surfistas como Joel Tudor, Kassia Meador, Dane Peterson, Jimmy Gamboa e lendas como Skip Frye e Donald Takayama.



Seu próximo trabalho, e na minha opinião sua obra-prima "Sprout" de 2004, é basicamente uma experimento surfística em diferentes tipos de pranchas, enfatiza o quão sortudos somos de ter uma vida regrada à uma luxuosa experiência com os oceanos e que a cada onda temos uma nova versão com diferentes sentimentos e experimentações. Conta com nomes como Dan Malloy, Kassia Meador, Joel Tudor, Ozzy Wright, Gerry Lopez (pipe legend, "o cara"), Kelly Slater (X vezes campeão do mundo), Rob Machado e mais uma porrada de personalidades significantemente importantes no meio.


E finalmente seu mais recente trabalho "The Presente" que foi lançado na primavera do ano passado (2009). São os frutos plantados da semente (The Seedling), aonde Thomas conseguiu reunir um pessoal de peso em locais de não tão facil ascesso, como oeste africano, Australia, Nova Zelândia, Havaí, California, Sumatra e Java. Os sliders são Dave Rastovich, Dane Raynolds, Joel Tudor, Sofia Mulanovich, Ry Craike, Dan Malloy, Rob Machado e inúmeros outros que não me vêem à cabeça no momento. Uma viajem, com trilha sonora absurda e fotografia impecável, não tem como botar defeito. Vale ressaltar o final do filme que mostra nomes de peso surfando com alaias (pranchas feitas de madeira e sem quilha) hipinotizante, principalmente o tubo de Rob Machado no inside de Pipeline, sinistrão!




Hoje foi um pouquinho mais canstivo nosso sharing moment, mais creio que os clipes valerão a pena!
E para finalizar mais umas imagens do figurão!





É isso ai, obrigado e bons ventos à todos.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Boa noite galera!

Na  postagem de hoje quero compartilhar com vocês sobre um cara que tem feito grandes parcerias na mídia do surfe. O sujeito se chama Ray Barbee.

Bom o cara primeiramente é skatista, foi um dos pioneiros do street skate no final da década de 80, incorporando manobras de solo ao rolê da rua.
Mais na verdade o que realmente me chamou atenção no seu trabalho é a música. Multi-instrumentista Barbee lançou seu primeiro EP em 2003, o qual tem o título de "Triumphant Procession", uma coleção multi-instrumental jazzística produzida inteiramente em sua casa (para nenhum músico técno-chato botar defeito). Em 2005 lançou "In Full View", ótimo disco e na minha opinião seu melhor trabalho até então. No ano de 2007 se juntou ao Mattson 2, o disco recebeu o nome de "Ray Barbee Meets The Mattson 2".
Sua aparição na mídia surfística se deu ao envolvimento na trilha sonora do aclamado Sprout (de Thomas Campbell, que ja falarei sobre). Ray participou também do recente trabalho de Campbell "The Present", aonde além de ter uma música na trilha sonora, excurcionou com a equipe para fazer shows nas premieres do filme.

Segue o clipe de "Afroca":



Para a galera que curte bom som, Barbee fará dois shows aqui em São Paulo agora nos dias 15 e 16 de Outubro.



Desfrutem à vontade as melodias desta grande figura!
Próxima postagem darei continuidade ao assunto falando um pouco sobre Thomas Campbell.

Bons Ventos!

domingo, 3 de outubro de 2010

Primeira postagem de um projeto que já tinha à um certo tempo. Estava juntando referências e paciência para a criação deste blog que será diretamente relacionado ao mundo do surf e da surf art em geral, como fotografia,videos,música,ilustrações e pinturas.
Como um grande amante do esporte e filosofia de vida, convido vocês à partilhar e degustar alguns sentimentos que o surf nos passa, não apenas para surfistas mais para todos que admiram esta linda atividade espiritual.

Uma frase que me marcou muito, surgiu quando assisti a primeira obra (e um clássico, diga-se de passagem) de Andrew Kidman, "Litmus", que começa com a seguinte frase:

"i wish when they asked us: 'what is surfing?' I would have said it's a spiritual activity, and not just a sport, because that's what put us on the wrong track..."
Nat Young (1966 world surfing champion)

Para ilustrar um pouquinho melhor:


Bom espero que gostem deste pequeno projeto e que continuemos à busca da onda da vida!

PS: espero na próxima postagem já estar um pouquinho mais familiarizado com a ferramenta e conseguir colocar algum vídeo