Esses dias descobri ao acaso surfando na internet um design de pranchas de surf bem peculiar. Um movimento que está crescendo na Califa agora é o das mini simms, são pranchas derivadas das biquilhas de Simmons que originalmente eram pranchas maiores, porém diferente dos longboards convencionais, possuia uma hidrodinâmica única. São 5 pontos principais de análise destas pranchas (tirei do blog de Roy Stewart):
- Nose rocker, há mais sustentação por polegada quadrada na área do nose da prancha, provendo mais aceleração no momento do drop.
- Rail relativamente paralelo, o que reduz o arrasto da prancha.
- Rabeta larga, segundo a teoria de de plainar madeira/casco, uma rabeta mais larga diminui o arrasto em relação as mais finas.
- Uma borda reta e dura, aonde novamente essa quebra gera menos arrasto.
- Nada de rocker na rabeta, mais uma vez para reduzir o arrasto.
Ou seja, analisando brevemente, chegamos a conclusão que Bob Simmons buscava em suas pranchas reduzir o arrasto ao máximo possivel, para que fosse possível literalmente flutuar sob a água, tendo apenas suas biquilhas como um direcionador. Isso tudo entre mais ou menos 1940 à 1954.
(bob simmons em ventura, CA)
(bob simmons planando com uma de suas pranchas)
(o fundo de uma de suas pranchas, concave claro a partir do wide point)
Voltando à nossa era, tal movimento que está rolando na Califa, das mini simms, alguns shapers aparentemente consiguiram ótimos resultados, entre eles Tyler Warren. Alguns de seus shapes e um clipe bem bacana dele:
(tyler warren soap bar, 5'2", rabeta levemente puxada à diamond)
(visão lateral da encrenca)
Tyler Warren- All Yew from www.KORDUROY.tv on Vimeo.
Para finalizar um curta bem interessante sobre as simms que achei no canal do Surfer's Journal no YouTube:
Creio que um pouco de história não faz mal a ninguém e claro, umas novidades. Esses shapes devem funcionar bem nas nossas marolas diárias!
Bons ventos...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
belo post!
ResponderExcluir