quarta-feira, 6 de outubro de 2010

single fin

Uma coisa que com o tempo vamos pegando, é que ao escolher a próxima prancha não  devemos nos apegar a qual é o melhor projeto, qual prancha está na moda, seu desenho ou a marca da dita cuja, mas sim pensar em qual estilo de surf  quer se desenvolver. Pensando nisso, e por que realmente aprecio diferentes shapes e design de pranchas de surf que hoje abordaremos as monoquilhas.

A uns dois meses dei uma chegada na fabrica do Achiles (Achiles Cerullo Surfboards) e pedi pra ele  fazer uma monoquilha, na hora o cara ficou bem entusiasmado com a idéia, pois são pedidos que não são muito frequentes hoje em dia, ainda mais pra uma shaper conhecido por fazer thrusters exepcionais. Batemos papo por mais ou menos uma hora e ficaram decididas algumas medidas e funções básicas, teria 6 pés de comprimento, 21 de largura, borda e bico mais cheios pra facilitar na entrada de ondas e uma rabeta diamond. Eu estava buscando uma prancha mais fluida, que proporcionasse um surf mais de linha, mais sem perder as trocas de borda e aguentar a pressão de mares maiores. O resultado foi o seguinte:

Se repararem, para minha  surpresa o Achiles acoplou copinhos para quilhas auxiliares, e que realmente funcinaram bem em merrequas e até mesmo quando quero buscar um pouco mais de maleabilidade nas curvas. A brincadeira tem aproximadamente 3 meses e não quero usar outra prancha a não ser ela, claro que as vezes em momentos de frustração soltamos aquele "porra cade minha triquilha convencional?!?!" mais assim que entra a séria e sobra uma mais cascudinha muda-se de opinião após o drop, é incrivel a fluidez dessas pranchas! Acho q todo mundo que curte um pouquinho a história do surf, e diferentes designs deveriam ter em seu quiver uma mono, é sem dúvida nenhuma um surfe diferente mas muito mais prazerozo.

O modelo básico das single fins possui um wide point mais a frente do centro e sua parte mais fina é atrás do centro, ou seja na rabeta, os modelos classicos (década de 70) possuiam um bico bem cheio e a rabeta bem fininha, desenvolvendo um surf mais veloz e "pra frente". Tendo mais volume abaixo do peito faz com que este tipo de board ofereça uma remada mais concisa e facil de pegar ondas maiores e mais rapidas. O fundo típico destas pranchas é um concave em "V", que começa por volta do centro da prancha e flui até sua rabeta, contendo a retidão (freio) proveniente de seu outline mais grosso e gerando uma prancha que ande mais livremente.

Bom chega de falar, vamos às imagens e vídeos das setentistas monoquilhas:


 (um teaser do filme da HB "Believe" mostrando os irmãos Fitzgerald surfando as monos feita pelo pai, Terry)




(pedaço de "Morning of The Earth", fica claro o surf mais "pra frente" aqui)

 (modelo single fin classica setentista do guru australiano Terry Fitzgerald)
 (belo acabamento e trabalho com pigmentos)
 (Wayne Lynch, mestre do estilo)
 (Fitzgerald quiver)

(aquele papo, de qual prancha pra qual estilo de surf)

Espero que dê um animo para experimentarem diferentes designs de pranchas, porque afina, cada onda é uma experiência única!

Bons ventos

Um comentário:

  1. Irada...eu sou shaper Boer das prancha Abórigiknees meu surf inicie com um monoquilha 6'7 diamond da Gledson shape do Homero....era irada peguei o final da mono..entrando as biquilhas mas tive o prazer de aprender a surfar em uma mono.

    Acho demais todos esses modelos terem retornados com uma nova leitura design, podemos unir o passado com a modernidade.

    Muito legal a matéria....

    Gde abs

    Boer ( shaper/design)
    Abórigiknees Surfboards
    www.aborigiknees.com.br

    ResponderExcluir